Conheça nossos planos de saúde

Como a psicologia positiva impacta o desempenho profissional

Técnicas da psicologia positiva podem tornar as pessoas e o ambiente de trabalho mais saudáveis e produtivos; veja como colocá-las em prática.

Patricia
| Atualizado em
7 min. de leitura
Pessoa rega planta

Pessoa rega planta

Tamanho do texto

Se a sua empresa busca criar um ambiente de trabalho saudável, a psicologia positiva pode ser uma ótima aliada.

Esse campo da psicologia ajuda a despertar e impulsionar o que cada um tem de melhor, maximizando o desempenho profissional dos colaboradores.

Os efeitos podem ser sentidos na organização como um todo, já que as pessoas se tornam mais motivadas, engajadas e colaborativas.

Quer saber mais? Então segue com a gente!

O que é a psicologia positiva? 

A psicologia positiva ganhou força na década de 1990 com os estudos do psicólogo norte-americano Martin Seligman. Suas pesquisas e reflexões se concentraram no que pode trazer felicidade às pessoas. 

A proposta da psicologia positiva tem como base criar um modelo mental otimista para facilitar o encontro com o bem-estar.

Um caminho é treinar o cérebro para guiar a mente do lado negativo para o positivo e, assim, deixá-la mais saudável.

“A psicologia positiva busca não só trazer a atenção para o lado bom das coisas, mas proporcionar equilíbrio em todos os campos da vida”, explica a psicóloga Lidia Pagni, da comunidade de saúde da Alice.

Uma das forças desse método está na autorresponsabilidade. Parte-se da ideia de que cada um pode mudar sua realidade e desenvolver a resiliência, mesmo diante de situações difíceis. 

5 pilares da psicologia positiva

A psicologia positiva é considerada um campo de estudo científico. As pesquisas se concentram em encontrar evidências do que pode tornar as pessoas felizes

Os resultados apontam que, para sentirmos satisfação na maior parte do tempo, devemos tentar construir estados cognitivos baseados em cinco pilares:  

1. Emoções positivas

Dizem respeito a sentimentos e pensamentos que tragam sensações como afeição, prazer, acolhimento, coragem, segurança e pertencimento. 

Essas emoções podem ser cultivadas ao lembrarmos de situações passadas, quando estamos diante de circunstâncias do presente ou pensamos no futuro. 

Para o que já aconteceu no passado, uma técnica é se perguntar: o que eu aprendi com isso? 

Da mesma forma, se há algum desafio a ser superado no presente, deve-se tentar encontrar o que a experiência pode trazer de bom.  

Com relação ao futuro, a psicologia positiva sugere uma postura otimista, baseada na ideia de que nada dura para sempre e na expectativa de que as coisas podem melhorar. 

2. Engajamento

Tem muito a ver com motivação e envolvimento na realização de atividades do cotidiano – desde as triviais até as mais desafiadoras.

A psicologia positiva considera que é possível atingir um estado de “flow” se buscarmos ter concentração total no que estamos fazendo. 

Para isso acontecer, é importante desenvolver a atenção plena. Uma boa dose de otimismo também ajuda a tornar o envolvimento mais prazeroso.

3. Relacionamentos

Os relacionamentos fazem parte da natureza humana e influenciam fortemente os nossos estados cognitivos. 

Logo, é importante que as relações com familiares, amigos, colegas de trabalho e até desconhecidos sejam estabelecidas de forma educada, saudável e construtiva. 

Para semear relacionamentos de qualidade, devemos buscar valorizar o que as outras pessoas têm de bom, praticar a escuta ativa e a gentileza, além de evitar comentários depreciativos. Os conflitos devem ser encarados de maneira madura. 

4. Significado

Na vida, desempenhamos vários papéis. Podemos ser, ao mesmo tempo, filho, mãe, pai, neto… Na carreira, tem gente que exerce mais de uma profissão ou está em cargo de liderança. Já em sociedade, somos cidadãos.

Ao avaliar a nossa existência por esses recortes, a ideia é nos perguntarmos se há um propósito maior que nos guia e como contribuímos para o bem comum.

“É ir além dos prazeres imediatos, é buscar um significado maior. Por exemplo, encontrar um sentido no trabalho que realizamos”, destaca a psicóloga Lidia Pagni, acrescentando que entender o que nos motiva é muito importante para desenvolver a resiliência.

5. Realização

Traçar metas e se empenhar para atingi-las são formas de alcançar o sentimento de realização. 

Isso porque sentir orgulho do que fazemos ou celebrar as vitórias nos ajudam a ter a impressão de que estamos avançando na vida. E também proporcionam um olhar mais positivo para o futuro.

Como aplicar a psicologia positiva no desenvolvimento humano?

Os cinco pilares mostram que a psicologia positiva direciona o nosso modo de viver para uma postura altruísta, confiante e equilibrada. 

Já mostramos algumas formas de fazer isso; agora veja uma lista com mais dicas práticas!

Técnicas de psicologia positiva no cotidiano

  • Ser otimista quanto ao futuro;
  • Buscar um propósito em tudo que faz;
  • Não se comparar com outras pessoas;
  • Reconhecer-se como um ser único;
  • Aceitar as emoções e tentar encontrar aspectos positivos;
  • Praticar a gratidão e a gentileza;
  • Dedicar tempo à família e aos amigos;
  • Apreciar pequenos prazeres;
  • Estabelecer micrometas diárias e comemorar a cada “check”;
  • Perdoar;
  • Desenvolver a atenção plena;
  • Buscar sempre aprender, como um lifelong learner;
  • Comprometer-se com objetivos e sonhos;
  • Desenvolver a espiritualidade;
  • Alimentar-se bem;
  • Praticar atividade física de forma prazerosa;
  • Cuidar da saúde mental.

Quais são os impactos no desempenho profissional? 

A psicologia positiva pode favorecer o desempenho profissional porque, afinal, motivação, engajamento e reações assertivas diante de adversidades são coisas que pessoas com uma postura positiva buscam desenvolver. Essas atitudes se refletem, sobretudo, na produtividade

E os efeitos se tornam também coletivos. Por isso, as empresas podem recorrer a técnicas da psicologia positiva para proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável.

“É possível identificar quais são as forças que potencializam o negócio ou quais são as virtudes que as lideranças possuem. A partir daí, vale pensar em como as forças identificadas podem ser usadas para equilibrar o que está em falta”, exemplifica a psicóloga Lidia Pagni. 

Sensibilizar as lideranças e capacitar o time sobre o tema são também medidas eficazes. 

“O líder começa a enxergar o que cada profissional tem de bom e usa esse recurso para incentivar o desenvolvimento”, descreve Pagni.  

Confira outras formas de inserir a psicologia positiva na rotina da empresa e, assim, aumentar a satisfação e a felicidade no trabalho!

10 maneiras das empresas aplicarem a psicologia positiva no trabalho 

  • Abolir práticas que afetam a saúde mental (ex: pressão e sobrecarga);
  • Aumentar a flexibilidade e a autonomia;
  • Valorizar o propósito e as virtudes da organização; 
  • Proporcionar momentos e experiências que gerem emoções positivas;
  • Incentivar o autocuidado e o autodesenvolvimento;
  • Adotar um postura otimista e reforçar que cada pessoa importa;
  • Reconhecer e destacar os pontos fortes de cada colaborador;
  • Tolerar erros e transformá-los em aprendizados;
  • Utilizar estratégias de team building;
  • Celebrar conquistas.

Já conhece a Alice para Empresas?

Uma boa gestão de pessoas passa sempre pelo cuidado com a saúde e com o bem-estar dos colaboradores. 

Isso faz toda a diferença no engajamento do time, na felicidade no trabalho e na atração e retenção de talentos.

A Alice é mais que um plano de saúde. 

Um plano de saúde oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A Alice tem tudo isso {com cobertura nacional de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: tem um Time de Saúde que acompanha os membros de pertinho, de forma personalizada, coordenada e humana, sempre de olho na prevenção e na promoção de hábitos saudáveis.

Estamos preparados para ajudar nos objetivos de saúde dos seus colaboradores (como dormir melhor ou começar a correr), nas queixas do dia-a-dia (como uma dor de barriga) ou mesmo em uma emergência.

O resultado disso são colaboradores mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH. Uma contratação rápida, sem burocracia, sem permanência mínima e sem surpresas na hora do reajuste

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos